segunda-feira, 23 de julho de 2007

Claro, assim sinto-me seguro...


Há uma verdadeira paranóia com a segurança nos Estados Unidos. Não é novidade para ninguém. Hoje de manhã assisti a uma cena perfeitamente hilariante. Ou melhor, seria hilariante se o assunto não fosse sério. Antes do check-in, e ainda na fila para o mesmo, os funcionários da Continental Airlines fazem algumas perguntas aos passageiros. Até aqui tudo bem, até é atencioso. O que é arrepiante é o teor destas perguntas.


“Transporta líquidos, gel, cremes?”. Ok, parece normal. Mas não ia ficar por aqui...
“Transporta armas de fogo, armas brancas ou explosivos?”. Mau... Isso são coisas que uso todos os dias. Posso ter-me esquecido das deixar na bagagem de porão...
“Foi você que fez a sua mala?”. Espera ai... Onde é que está a câmara? É que isto deve ser para os apanhados...
“Deixou a sua mala desacompanhada desde que saiu de casa?”. Pronto. O disparate atingiu a velocidade de cruzeiro.


Como eu não era passageiro da Continental, aqui foi o ponto onde desliguei... Mas que raio de perguntas são estas? Haverá alguém, que no seu perfeito juízo, espere que alguém, que seja mal intencionado, o revele nas respostas a estas perguntas? Já estou a ver o dialogo de atrasados mentais:


“Transporta líquidos, gel, cremes?” - Que eu saiba não... O que são cremes?
“Transporta armas de fogo, armas brancas ou explosivos?”- Explosivos, as pistolas e as 'naifas' dão muito trabalho...
“Foi você que fez a sua mala?” - Eu? Não. Foi o Mohamed. Ou foi o Abdul? Acho que o Abdul fez a bomba por isso deve ter sido o Mohamed, mas não tenho a certeza.
“Deixou a sua mala desacompanhada desde que saiu de casa?” - Casa? Já não vou a casa à meses. Sabe como é, vida de terrorista, campos de treino, é uma canseira...
“Muito obrigado e tenha uma boa viagem para Newark” - Para onde? Eu quero lá saber do destino...

Eu sei que a segurança da aviação é uma coisa séria e não se deve brincar com ela, mas vão lá dizer isso ao pessoal da Continental enquanto eu vou fazer o check-in à TAP...

4 comentários:

Andre Pacheco disse...

Olá,

EHEHEHEHEHE, Segurança ao mais alto nivel:Transporta explosivos?Claro, o que é viajar sem explosivos na mala.

Costa disse...

Essas perguntas já são velhas de muitos anos. Agora estarão mais detalhadas.

E até terão uma razão de ser (esta, pelo menos): se depois de respondidas com a previsível negativa ou positiva, em função do seu teor, for na bagagem do passageiro encontrado algo de proibido, a ele, além de tudo o resto, bem poderá ser imputada a prestação de falsas declarações, actuação dolosa, má fé, etc..

Se algum incidente ocorrer e a sua origem for atribuível a conteúdo da bagagem do passageiro - e este tiver sobrevivido ao que tenha sucedido -, este ficará também, decerto, reforçadamente em maus lençóis.

Parece, suponho, mais ridículo do que é.

Costa

Kispo disse...

É o formalismo! Há que te pôr as palavras na boca para que depois possas ser responsabilizado por elas! Assim nunca poderás alegar que não te tinham perguntado nada e não sabias que não podias levar dinamite para bordo...

É como o casamento! Se um tipo não quisesse casar não punha os pés no registo/igreja (riscar o que não interessa) mas ainda assim tem de dizer SIM e depois pumbas, tarde demais, está agarrado!

E nos States já tiveram de fazer algum "striptease" por causa da segurança?...Acredito que não pois ainda não ouvi falar de aeroportos evacuados... Eheheheh!

Continuação de boa viagem!

Inês disse...

Eu viajei pela Continental e, para além de ter respondido a todas essas questões, ainda me revistaram a mochila e tive de me descalçar para me revistarem os sapatos.
Devo ter ar de terrorista. ;)